Criação


Para criar um curso na plataforma, acesse como administrador e clique em Criar cursos logo na tela inicial. A criação está dividida em 4 etapas. Selecione a modalidade de curso que você deseja (clique aqui para saber mais sobre as modalidades de cursos), lembre-se que ao escolher a modalidade, não será mais possível mudar. Vamos escolher a modalidade mais usada hoje, a Distância. Você pode personalizar inserindo uma imagem que será mostrada para os alunos. Informe a carga horária e o aproveitamento requerido.

 

 

Criado as características do curso, vamos agora ao passo 2 que é a inclusão de conteúdo. No Konviva, você pode inserir vários tipos de conteúdo, como Scorm, PDF, PPT, vídeos, links, certificado e avaliações. A plataforma trabalha com o conceito de repositório, onde você insere os conteúdos que poderão ser usados em outros cursos sem a necessidade de fazer o upload novamente. Basta selecionar o tipo de conteúdo, realizar as configurações, o peso e se é possível o aluno realizar comentários nesse conteúdo.

 


 

Organizada a árvore de conteúdos vamos ao passo seguinte, que é a criação de turmas.

Há dois tipos de turmas, as periódicas que permitem definir um período de realização mediante uma data de início e fim e turmas contínuas na qual o tempo de duração da turma é definido mediante um número de dias e neste caso, cada aluno inicia o curso em datas diferentes, mas terão “30” dias para encerrar os estudos por exemplo.

É nessa etapa que você determina o número de vagas, o fluxo de matrícula, a forma de conclusão do curso e as ferramentas de colaboração.

 

 

Publicação

Agora que você já criou o curso, publicou o conteúdo e criou a turma, basta agora matricular os alunos. Selecione os alunos que você deseja e clique em matricular. Pronto, seus alunos já podem acessar e adquirir todo o conhecimento disponibilizado.

 

A forma comumente usada é através do catálogo, onde você pode organizar os cursos por categorias da mesma forma que uma prateleira e associa essa categoria à uma Unidade, sendo que todos os alunos associados nessa unidade irão visualizar essa categoria. Escolha os cursos e trilhas que estarão disponíveis e forma que o aluno irá se matricular. Para criar uma categoria de Catálogo acesse Aprendizagem > Catálogo e clique em Catálogo.

 

 

Outra forma de disponibilizar o curso para que o aluno se matricule é através das trilhas de aprendizagem. Uma trilha pode ser associada a um processo de certificação e o gestor poderá acompanhar por meio de relatórios o andamento de seus alunos nas trilhas. Uma trilha pode ser ofertada para um público-alvo, baseado em cargo ou unidade, ou dirigida a um ou mais usuários de forma direta.