Trilha é agrupamento de cursos, onde pode ser configurado o sequenciamento dos cursos (pré-requisitos).


Criando a Trilha e Associando o Público Alvo

1º Passo - Dados Gerais e Associação de Público-Alvo: 

Nesta etapa, o administrador deve cadastrar Nome, selecionar o certificado (previamente criado), definir o Aproveitamento requerido (%), determinar o Público-alvo. No caso de associar um público-alvo, o aluno é automaticamente “associado” à trilha, se pertencer ao público alvo da trilha. Se combinar Cargos, Setores dos Cargos, Função, Setor da Função, Unidades o colaborador precisa atender todos os critérios para pertencer ao público-alvo (restritivo). No caso desse público-alvo ainda combinar Usuários, esses usuários entram como exceção, ou seja , são associados à trilha ignorando os demais critérios.

2º Passo - Criar etapas da trilha: 

Na criação de uma trilha, o administrador poderá definir as etapas da trilha. Para isso é necessário cadastrar a Etapa, informando nome e descrição se desejar. Nas etapas é possível associar recursos de aprendizagem que farão parte da trilha. Um recurso de aprendizagem pode ser um curso (qualquer modalidade) ou outra trilha. Uma etapa poderá ser configurada como pré-requisito de outra. Desta forma, para que aluno acesse a etapa seguinte, deverá ser aprovado em todos os cursos obrigatórios da etapa anterior. Caso não haja pré-requisitos entre etapas, o aluno poderá navegar livremente entre elas, respeitando unicamente os pré-requisitos entre cursos configurados dentro de cada etapa da trilha. Você pode também configurar a ordem em que as etapas serão mostradas na trilha para aluno.

3º Passo - Associar recursos de aprendizagem as etapas:

Na associação do recurso de aprendizagem na trilha é possível configurar a Obrigatoriedade onde os recursos marcados limitam a passagem do aluno para próxima etapa. Ex.: Só posso realizar a etapa 2 após realizar todos os recursos obrigatórios da etapa 1.

Definir a sequência, permitem ordenar a execução dentro da etapa. Quando a sequência dos recursos for a mesma significa que eles podem ser acessados no mesmo momento Ex.: Os marcados com sequência 1 podem ser executados em qualquer ordem, porém os recursos com sequência 2 só poderão ser realizados após todos os recursos 1 executados.

Você pode definir o peso do recurso na trilha e isso irá influenciar no cálculo do aproveitamento da trilha.

Importante:

Definir o prazo de carência:(período em que o recurso de aprendizagem não entra no cálculo de aproveitamento da trilha). Utilizada em especial para atualização de trilhas, para que alunos já certificados não diminuam ou percam a certificação, até vencer o período de carência.

4º Passo - Certificação: nesta etapa é possível as seguintes configurações:

Trilha possui certificação: se esta opção for selecionada a trilha será de certificação e aparecerá no Relatório de Certificação de Trilhas. Ao selecionar esta flag, automaticamente a opção "Permitir participação" é selecionada. Desta forma, se a trilha de certificação for associada ao Catálogo e não pertencer ao público-alvo do colaborador, ele poderá "participar" da trilha de certificação pelo Catálogo. Caso o colaborador já pertença ao público-alvo da trilha, a participação dele na trilha é automática e ele não precisa clicar em "Participar". O aluno recebe mensagem automática de "Nova Trilha" quando uma nova trilha é associada ao seu público-alvo ou quando a trilha é associada especificamente para ele e mensagem automática de "Atualização da trilha" quando a trilha pertencente ao colaborador for atualizada.

Permitir participação: se esta opção for selecionada habilitará o botão "Participar da trilha" e permitirá ao aluno participar da trilha. Esta configuração é importante quando a trilha não é de certificação e a mesma é ofertada no Catálogo para os alunos que não são do público-alvo da trilha. O default da trilha é permitir participação. No geral, essa configuração é utilizada quando a trilha não destina-se a um público (colaboradores ou cargo) específico e o modelo é a oferta de todas as trilhas no catálogo e aluno seleciona aquelas que deseja realizar. Quando a trilha é somente de participação, ela não é registrada no relatório de certificação, mas integra o relatório de acompanhamento de trilhas.

Prova de Novidade: permite associar um curso do tipo Prova à trilha. O aluno poderá apenas fazer a prova de novidade para renovar a sua certificação ao invés de refazer todos os recursos de aprendizagem da trilha para obter a sua recertificação. Para esta opção aparecer na Trilha é preciso selecionar a flag "Utilizar Prova de Novidade" em Administração > Configurador Geral > Trilhas.

Além de público-alvo também é possível associar a trilha diretamente ao usuário. Esta associação é feita pela opção "Associar usuários". Nesta área é possível associar usuários específicos na trilha. Desta forma, estes usuários visualizarão a trilha em "Minhas trilhas" e precisam, obrigatoriamente, fazer a trilha.

Visão do Aluno